terça-feira, 3 de maio de 2011

Tipos de Cabelos e Como Cuidar



Os fios de cabelos variam em textura, quantidade, cor e aspecto, segundo características raciais. Genéticas, hormonais e etária. É comum cabelo com mais de uma característica. De acordo com o grau de oleosidade, hidratação e ação de fatores externos e fisiológicos, os cabelos podem ser classificados em:

Normais: Os fios têm a cutícula fechada e alinha. As glândulas sebáceas liberam apenas oleosidades suficiente para lubrificar naturalmente os cabelos. São brilhantes, firmes, macios, maleáveis e desembaraçam-se com facilidade, mesmo quando molhados.

Secos: A cutícula dos fios é aberta e desalinhada, tornando-os porosos, ásperos ao tato, frágeis e eriçados. A secreção deficiente das glândulas sebasceas resseca os cabelos, deixando-os opacos rebeldes e sem vida.

Oleosos: A cutícula dos fios é alinhada. A hiperatividade das glândulas sebáceas provoca uma exagerada secreção gordurosa. Os cabelos tornam-se oleosos e pesados, agrupando-se em mechas.

Delicados: São cabelos frágeis, sensíveis e com pouca resistência ao manuseio diário.

Finos: São geralmente determinado geneticamente, podendo ser causada por deficiências hormonais. Sensíveis sem volume, necessitam de cuidados especiais.

Ressecados: São cabelos desidratados pela ação do sol, água do mar ou clorada, vento, poeira, uso exagerado de secadores, modeladores e outros fatores ambientais. Sem brilho, quebram com facilidade. Tem as mesmas características dos cabelos secos.

Desvitalizados: Entre os fatores que contribuem para desvitalizar os cabelos estão o estress, uso continuo de medicamentos, uso inadequado de produtos para cabelo, alimentação incorreta etc. Os fios torna-se desnutridos, sem vida, duros ásperos, opacos, elétricos e difíceis de pentear.

Tendências à Queda: A queda reflete cabelos anêmicos, desnutridos e enfraquecidos, conseqüência de diversos fatores orgânicas, químicos, ambientais, genéticos etc. A negligencia no combate às suas causas pode levar a calvície.

Quebradiços: O uso de produtos inadequados e o tratamento incorreto dos cabelos podem provocar a perda de sua flexibilidade e maleabilidade, ocorrendo a ruptura dos fios. A cutícula dos fios se abre, tornando os cabelos ásperos e desalinhados.

Pontas Duplas: A cutícula dos fios tende a abrir-se e as pontas se separam, tornando os cabelos desnutridos e fracos.

Tingidos: Os produtos para tintura, rinsagem e reflexos são absorvidos pelos os fios capilares, alterando sua estrutura natural. Tornando os cabelos ressecados, ásperos, rebeldes, opacos e sem vida.

Tratados Quimicamente: Permanente, ondulação, descoloração, alisamento, entre outros são processos que interferem na bioquímica dos cabelos, podendo alterar seu estado natural. Os cabelos tornam-se quebradiços, fracos e ressecados.

Caspa: A caspa resulta da excessiva descamação do couro cabeludo. Existem dois tipos:

Seca: Pequenas partículas de cor clara e aspecto farináceo que aparecem dispersas no cabelo, desprendendo-se com facilidade.
Seborréa: Pequenas partículas de cor clara que aderem ao couro cabeludo, descamando-o. Provoca irritação e coceira.

0 comentários:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...