terça-feira, 21 de junho de 2011

Como manter um cabelo loiro e saudável


Os cabelos são o um fundo especial na composição da nossa aparência. Para os manter bonitos e saudáveis é necessários cuidados diários para os tratar e prevenir danos.

Os danos resultam de traumas mecânicos e químicos, que alteram a estrutura física dos cabelos. A cutícula é a camada externa responsável pelo brilho, textura, maciez e maleabilidade. Têm uma camada de sebo, oleosa, secreta da pelos folículos capilares.

A cutícula pode ser lesada por produtos químicos, descolorantes ou secador de cabelos ou factores ambientais como exposição à luz solar, vento, água do mar ou piscina. Quando esta é agredida a protecção é diminuída e as outras camadas são expostas, até a mais interna, a medula que pode sofrer danos.

Os factores mais importantes para os cabelos serem bonitos e saudáveis são o brilho, a electricidade estática, força e exposição solar.

O cabelo brilhante é saudável devido à luz reflectida por uma superfície lisa. Deste modo deve usar-se condicionadores contendo agentes que formam uma película sobre o fio (aumentam a força), ajuda as camadas das cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos.

O pentear e escovar faz com que os cabelos se tornem carregados negativamente criando electricidade e deixando os fios arrepiados. Os cabelos finos são mais susceptíveis à electricidade. O ideal para este problema é usar condicionadores com amónia quaternária que reduz essa electricidade.

Para os cabelos terem força deve usar-se condicionador com Keratina capilar hidrolisada, pois esta ajuda a nutrir os fios.

Os raios UV oxidam as moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força. Se forem expostos ao sol tornam-se quebradiços, secos e ásperos.

Os cabelos loiros não devem ser expostos ao sol porque desenvolvem um foto descoloramento e ficam amarelados. Deve pois usar-se um condicionador leave-in, com óxido nítrico e usar sempre chapéu ou boné.

Para um correcto cuidado da manutenção dos cabelos deve usar-se sempre um champô e condicionador adequado ao tipo (normal, seco, oleoso ou misto), espalhando o champô na mão e depois nos fios e couro cabeludo com os dedos.

Não se deve tomar banho com água quente, porque abre as cutículas do fio. A água morna ou fria ideal pois fecha as cutículas e dá brilho. Depois de lavar usar um produto leave-in que intensifica o tratamento.

É importante secar o cabelo a quinze Cm de distância dos fios, com temperatura média ou mínima. 

Fonte: ruadireita.

2 comentários:

  1. ACHO LIIIIINDO,mas não é pra mim hahaha

    ResponderExcluir
  2. Nossa muito obrigado pelas dicas. Eu ja pintei de loiro varias vezes, a ultima ano passado, e meu cabelo ficou parecendo espiga de milho, ficou super seco e danificado. Vo salvar seu texto pra seguir e fazer da proxima vez. Brigadao.
    Segue de volta?
    [http://pedrowood.blogspot.com]

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...