quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Resolva Sete Dramas De Cabelo No Verão

Fios verdes, ressecados e até quebradiços têm solução

Se existe um arrependimento pós-férias, seu cabelo sabe qual é: deixar os cuidados com os fios de lado e só se lembrar deles na volta para casa traz uma série de problemas. Tonalidade esverdeada, ressecamento, caspa e até queda de cabelo são alguns dos efeitos provocados pela desatenção com a beleza. O sal e a areia da praia, além do cloro na piscina e as lavagens mais frequentes acabam com os fios. Se você está em busca de uma receita para reverter os estragos dos dias longe de casa, aproveite as dicas dos cabeleireiros e dos dermatologistas e divirta-se sem crise no restante da estação.


Cabelo esverdeado
A aparência esverdeada dos fios é típica de quem passa o verão na piscina. O risco aumenta ainda mais quando o cabelo está ressecado - mais poroso, ele absorve os produtos químicos presentes na água. Para dar um jeito na situação, a cabeleireira Maria Aldenir, do Nuance Beauty Salon, recomenda xampus e condicionadores com pigmento violeta, que neutralizam o esverdeado e protegem os fios da oxidação. "É importante também fazer hidratações a cada dez dias, para amenizar o efeito", afirma. E abandone a ideia de tingir os cabelos para esconder o esverdeado. "A tintura não retira os produtos químicos que estragaram o cabelo, só vai ressecar ainda mais. A hidratação continua sendo a melhor solução".



Uma dica do colorista Juha Antero, do salão MG Hair, de São Paulo, é molhar o cabelo no chuveiro um pouco antes de entrar na piscina, sem aplicar nenhum tipo de produto. "Dessa forma, o cabelo já estará saturado de água quando você entrar na piscina, diminuindo a absorção de água e cloro e tornando os efeitos menos nocivos".


Couro cabeludo queimado
Assim como a pele, o couro cabeludo sofre com a exposição solar e ficar avermelhado, dolorido e pode até descascar. Apesar de ser mais comum em pessoas calvas, o incidente também acontece com quem tem pouco cabelo ou fios muito finos. A dermatologista Cristiane Dal Magro, da Clínica Renova, reforça a necessidade de chapéus ou bonés, além de produtos capilares com filtro solar. "Caso a pele já esteja danificada e descascando, podem ser utilizados produtos à base de calamina, substância calmante e refrescante", diz. Em casos mais graves, com formação de vermelhidão muito intensa ou bolhas, o melhor a fazer é procurar um dermatologista.


Resíduos de areia, sal e cloro
Você com certeza já sentiu dificuldades de pentear o cabelo após passar muito tempo no mar ou na piscina. Isso acontece porque os fios absorvem os resíduos típicos do verão - como o cloro da piscina, a areia da praia e o sal do mar.


Antes de qualquer coisa, é necessário lavar o cabelo com água doce assim que sair da água, tirando o máximo de resíduos e deixando a lavagem durante o banho mais fácil - você pode levar uma garrafinha com água doce de casa para isso ou usar os chuveiros comunitários.



De acordo com a cabeleireira Maria Aldenir, o xampu antirresíduo é indicado para uso semanal nesses casos. "Você também pode usar um xampu específico pós-sol, que elimina os resíduos de cloro e cloreto de sódio, equilibra o pH natural do cabelo e protege a cor e luminosidade dos fios", diz a cabeleireira. Ela aprova o uso diário do produto.


Cabelos ressecados
Apesar de a água do mar também deixar os fios ressecados, a piscina é a maior causadora desse efeito, por conta da química usada no tratamento da água. O contato constante com o cloro e outros compostos da piscina enfraquece o cabelo, deixando-os ressecados e até quebradiços.



A dermatologista Carolina Ferolla, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, conta que o ideal para proteger os cabelos é fazer uma hidratação com produtos à base de silicone antes da temporada na piscina, formando uma película que protege o cabelo contra os danos do cloro.



"O uso de leave-in, com fator UV e ativos hidratantes, previne o ressecamento dos cabelos durante o verão", diz a cabeleireira Maria Aldenir. No entanto, se eles já estão ressecados, faça um programa de hidratações semanais no salão ou em casa e aplique creme sem enxágue após o banho.


Caspa
A transpiração aumenta no verão e com ela podem aparecer a seborreia e a caspa. Os cabelos úmidos por mais tempo e os resíduos de produtos deixados nos fios também contribuem - e muito! - para esse quadro. Segundo Maria Aldenir, a boa higienização previne e ajuda no tratamento. "Esfoliação do couro cabeludo e massagem com ampolas de vitaminas, que renovam e fortalecem a região, eliminam a caspa, a vermelhidão e a coceira", afirma a cabeleireira.



Ela diz ainda que esses tratamentos devolvem as defesas naturais dos fios e fortalecem o bulbo capilar, evitando a queda. Só evite fazer em casa, sob o risco de danificar ainda mais o cabelo - converse com seu cabeleireiro e visite um dermatologista caso o problema persista.


Fios quebradiços
O cabelo perde a estrutura quando é molhado, tornando os fios mais maleáveis. "Por isso que prender os fios molhados acaba marcando a região onde passa o elástico ou a presilha. Se isso acontece várias vezes no mesmo local, o cabelo tende a se partir", afirma a cabeleireira. Outro efeito negativo de prender os cabelos úmidos é a falta de brilho- quando secam presos, eles ficam com uma aparência opaca, sem vida. Também evite prender o cabelo logo após a escova - ele está super-estendido e pode se quebrar com mais facilidade.


Frizz
O vento, o calor e a umidade são situações comuns do verão e maiores causadores do frizz, principalmente em cabelos cacheados ou crespos. Maria Aldenir conta que a receita para evitar esse drama é simples: mantenha a hidratação dos fios e não abra mão do leave-in, que protege o cabelo contra os danos causados pelo sol e pela umidade.

Fonte: www.minhavida.com.br

17 comentários:

  1. Sim, no verão devemos ter um olhar mais cuidadoso com os cabelos. Eles sofrem com os abusos, mas sempre podemos dispensar alguns cuidados. Um dia iluminado para você. Bjs

    ResponderExcluir
  2. AINDA bem que nunca passei por problemas dessa jeito! mas bom post!

    tem um sorteio acontecendo no meu blog, teespero lá
    ihaveinmybag.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi AMADA,

    Noooossa, otimo post, adorei a ideia!

    Tem post novo, passa lá...

    www.achochiq.blogspot.com

    Beijinhos!!

    ResponderExcluir
  4. oi minha linda!!!
    Tudo bem contigo?
    Vim agradecer seu carinho lá no meu Blog, obrigada viu e seja sempre Bem Vinda ;)
    Vim também te conhecer e conhecer seu Blog, já adorei né rsrs''' pois cabelos é um assunto que pra mim é muito valioso...
    Faço luzes e isso judia por demais dos meus cabelos e no verão fica ainda pior.
    Adorei cada dica pois preciso de todas rsrs'''

    Um beijo no coração linda ;)
    Luh

    luanaflordemulher.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Dicas preciosaas viiu *O* Amei o post!

    Beijos
    @girlteenvip
    http://girlteen-vip.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Otiiiiiiiiiiiiiiiimo post, feliz ano novo atrasado ok? *-* tudo de boooooooooooom


    saladadefrutasbr.blogspot.com
    beiiiiiiiiiiijão, brennafélix ;p

    ResponderExcluir
  7. Amei demais as dicas!
    Muito úteis ;)

    Bjs,
    http://fashionismoecia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Meus problemas são o aumento de caspa e os fios quebradiços D:, portanto, já comecei os cuidados \o/
    Ótimas dicas. Já estou seguindo.
    Beijos Webcalcinha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal teu blog!

    Seguindo teu blog!

    Bjs

    http://estilocharme.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Oie! Obrigada por seguir o blog! Adorei aqui e estou seguindo também!

    Também não aconteceu nada disso comigo, só uma vez que quando fui na praia os fios ressecaram so um pouco mas eu até achei bom porque meu cabelo é muuito oleoso heheh mas mesmo assim nunca deixei de passar leave-in ;)

    beijosss

    http://girlstryout.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu blog, muito fofo.

    ontendency.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oi
    eu não tenho este problema porque meu cabelo é curto e também porque não vou á praia e nem em piscina no verão.mas as dicas são muito utéis.
    http://ladykellyworld.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Ótimas dicas, verão tem q cuidar mto bem dos fios
    Obg pela visita, estou seguindo aqui tb
    Bom domingo^.^
    by: Veve Pink
    http://portal-pattys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oi querida, adorei as dicas!
    Já seguia aqui haha ;)

    beijos

    ótima semana!
    http://www.divasdivat.com/

    ResponderExcluir
  15. amei o post as dicas são maras bjs


    http://rosanadicasfemininas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. aah, preciso mesmo destas dicas...
    Já estou seguindo e adorei a visitiinha!
    Bjo

    Sussu
    www.gosteii.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nossa, eu odeeeeeeio quando meu cabelo fica cheio de frizz, e isso acontece basicamente no verão, adorei a dica do leave-in!

    Adorei o blog e estou seguindo, passa lá no meu e da uma olhadinha, se gostar, segue e curte a nossa fanpage no face?

    http://belamalicia.blogspot.com/

    OBG

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...