segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Removedor de esmalte: use sem prejudicar as unhas

Uso constante enfraquece e pode causar manchas


A ida frequente à manicure não sai da agenda e nenhum cuidado com as unhas é deixado de lado, mas, mesmo assim, unhas quebradiças e manchadas surgem de tempos em tempos. Achou esse problema familiar? Segundo a dermatologista Celina Iwasa, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, isso pode ser resultado de dieta desequilibrada, doenças - como a anemia - ou excesso do uso de produtos químicos. "O uso regular de removedores de esmalte, por exemplo, é um dos principais fatores que podem desidratar ou enfraquecer as unhas", conta. O Minha Vida conversou com especialistas para saber como manter as unhas saudáveis mesmo fazendo uso do removedor. Descubra no quiz a seguir.


Acetona e removedor de esmalte são sinônimos?

Não.
"Eles são produtos diferentes, já que a acetona pode ou não ser usada na composição dos removedores de esmalte", aponta a dermatologista Celina Iwasa. Segundo ela, há diversos tipos de removedores no mercado e os que não contêm acetona costumam ser os menos agressivos às unhas e cutículas.

Todos os tipos de removedor de esmalte fazem mal às unhas?

Sim. Por isso não podem ser usado com muita frequência.
Mesmo os que não possuem acetona em sua composição apresentam algum tipo de solvente para conseguir eliminar o esmalte das unhas, explica a dermatologista Samar Harati, do Hospital e Maternidade São Luiz. "Esse composto químico sempre causa enfraquecimento e, se for usado em excesso, deixa as unhas mais quebradiças e com manchas", complementa.


De quanto em quanto tempo o removedor de esmaltes pode ser usado?
 
No máximo uma vez por semana.

A dermatologista Celina Iwasa recomenda usar o removedor uma vez por semana, no máximo. Se for possível usar o produto menos vezes, melhor ainda. Lembre-se apenas de que deixar o mesmo esmalte nas unhas por mais de cinco dias também é altamente prejudicial. O ideal é deixar as unhas sem qualquer produto durante dois dias da semana, pelo menos.


Qual é o melhor removedor?
 
Lenços com óleo na composição.

"Quanto mais oleoso o removedor de esmaltes, menos agressivo ele será às unhas, pois elas também estarão sendo hidratadas durante o processo", explica a dermatologista Samar. Por isso, os lenços são os mais recomendados. Depois deles, dê preferência ao tradicional algodão, que, ao contrário da caneta e da esponja, é descartável. A caneta deve ser a última escolha, pois, dependendo de como for usada, pode agredir as cutículas pelo atrito.

Descascar o esmalte com as unhas é prejudicial?

É pior do que tirar o esmalte com removedor.

Segundo a dermatologista Samar, descascar o esmalte com as unhas é pior do que tirá-lo com acetona ou removedor. "Quando você força a unha contra o esmalte, não tira apenas o produto, mas também uma lâmina mais superficial da unha, deixando-a desprotegida", esclarece.


O esmalte pode ser tão prejudicial para as unhas quanto o removedor?

Sim.

O esmalte também pode ser altamente agressivo se permanecer por mais de cinco dias: desidrata, deixa as unhas fracas e até com tom esbranquiçado. Para a dermatologista Celina, entre deixar o esmalte sair naturalmente e retirá-lo com removedor, a segunda opção é melhor. O mais ideal, entretanto, é deixar as unhas alguns dias da semana sem esmalte.


12 comentários:

  1. Adorei o post! Que bacana as dicas e as informações..eu como uso todas as santas semanas e sempre bom ter cuidados extras :D
    Beijos

    lolaporlola.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei bem interessante, pois usamos removedor sempre !!!

      Beijos..

      Excluir
  2. Há um tempinho deiei de usar a acetona, e fez diferença, pra melhor.
    http://cantinhodavanderleia.blogspot.com/2012/02/mais-comprinhas-de-esmaltes.html

    ResponderExcluir
  3. Olá!! ótimo post :) e dicas!
    Deixar as unhas respirarem é fundamental! o/

    Um beijo
    www.raphaiola.blogspot.com
    seguindo de volta ...

    ResponderExcluir
  4. Oii adorei este post, tirou me algumas dúvidas!
    E como troco muito de verniz o melhor é mesmo usar o removedor.

    Beijinhos

    http://viradadoavesso-katie.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá linda!! :)
    Que óptimas dicas! É sempre bom sabermos um pouco mais sobre esta matéria!! Também já te sigo. Sempre que poder passarei por aqui!!

    Beijinhos

    seferys.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estou participando de um concurso de maquiagem.
    Vota em mim?
    É só curtir a foto DO LINK!
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=281428771925062&set=a.281428301925109.66389.191454684255805&type=3&theater
    Achei você pelo Pery, eu estou no site da revista online dele, pra confirmar é só dar uma olhadinha na parte azul: http://culturarteen.blogspot.com/2012/02/shelley-marins-e-os-erros-de-maquiagem.html?spref=fb

    ResponderExcluir
  7. verdade, oslencinhos são os melhores!

    unhaelegante.blogspot.com

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...